Sobre Mim

"Tenho paixão pela vida ativa e saudável e  por desenvolver minhas próprias técnicas."

Sou graduada em educação física e especializada em Fisiologia e prescrição do Exercício físico atuo com treinamento físico desde 2004, também sou atleta amadora de MTB desde 2015, conquistando importantes campeonatos e provas de XCM e XCO no RS, assim alio conhecimento teórico e prático no esporte.
 

Busco através do meu trabalho, transformar a vida das pessoas, trazendo qualidade de vida, saúde e felicidade. 

Estou sempre me atualizando e em constante aprendizado.

 

Sou Pioneira em escola de bicicleta na serra gaúcha.
Através de uma metodologia exclusiva, 
ajudo pessoas a realizarem o sonho de  aprenderem a pedalar, vencer desafios e ir mais longe. 

 Estou pronta para ajudar meus clientes a melhorar suas habilidades, desde o iniciantes à atletas no esporte , homens e mulheres , de todas as idades

Principais resultados em competições de MTB:

"Sou apaixonada por desafios!"


Campeã  Geral Sport feminino etapa#1 Copa Soul RS 2020
Campeã Master A1 Copa Soul RS etapa Giro da Champanha 
Campeã Dupla Feminina Maratona de Estágios - 2 dias-Sul Bike Race Canyon Camp 2019
Vice campeã Copa Soul etapa Serra Gaúcha 2019
Campeã sport Geral e Master Copa Soul Etapa Giro da Champanha 2018
Vice Campeã Elite Pro 95km Desafio Sul Bike Race 2018
Campeã Elite Copa Merida Cross 2017
Campeã Elite PRO Circuito Soul RS 2017
Campeã Dupla Feminina Trhee Race Ultramarathon - 3 days- 2017
Vice Campeã Brasileira de Ultramaratona MTB 2017/
2ª etapa Circuito Soul RS- Canela
Campeã Elite Pro 1º etapa do Circuito Soul- RS 2017
3º Lugar Elite Feminina ranking Campeonato Gaúcho de Maratona MTB 2015
Federação Gaúcha de Ciclismo 2015
2º Lugar na Maratona de Galópolis 2015
2º Lugar na Maratona de Cotiporã 2015
3º Lugar na Maratona de Guaporé 2015
4º Lugar no Giro da Champanha MTB Garibaldi 2015
5º Lugar Maratona Fena Vindima Flores da Cunha 2015
5º Lugar Desafio da Serra Nova Petrópolis 2015
5º Lugar Maratona de Paraí 2015

Marcos Pessoais e Profissionais

"Fui voltando aos poucos aos pedais, após o diagnóstico recebido em 2016, me erguendo aos poucos do abalo físico e do abalo psicológico com ajuda das pessoas que conheci durante os pedais."


2020

  • Organizadora e realizadora da 4a edição do Passeio Ciclístico Épika Girls - especial dia Internacional da mulher

  •  Campeã geral Sport etapa Serra Gaúcha Copa Soul RS

    COVID - 19 e os desafios que surgiram:

  • Comecei a dar mais ênfase em treinamento funcional personalizado online;

  • Aperfeiçoei muito minha metodologia de ensino de escola de bicicleta;

  • Através dos meus serviços, mais de 60 alunos atingiram seus objetivos na escola de bicicleta, treinos de MTB e assessoria esportiva; 

  • Auxiliei na estruturação e organização da primeira edição do Desafio Pedal Caxias realizado pela UNICCA (União do Ciclista Caxiense), da qual faço parte junto a SMEL (Secretaria do Municipal do Esporte e Lazer).


2019

  • Organização e realização do passeio Ciclístico  Épika Girls- edição dia internacional da Mulher;

  • Abertura da loja física e da loja virtual Épika Store Roupas e Acessórios para mulheres que pedalam na qual os uniformes Épika Girls e outras marcas são comercializadas;

  • Abertura do Stúdio Kátia Weber Assessoria Esportiva;

  • Campeã em dupla com a Lisiane Toneta da ultramaratona de estágio Sul Bike Canyon Camp em Cambará do Sul; 

  • Recebi voto de Homenagem e Congratulação pela vereadora Tatiane Frizzo na câmara de vereadores de Caxias do Sul;

  • Campeã Master A1 na Etapa Garibaldi da Copa Soul RS.

 

2018 

  • Idealização do Passeio Ciclístico Épika Girls -Evento exclusivamente feminino. Percebendo que muitas mulheres estavam querendo começar a pedalar e possuíam poucas poucas oportunidades por não estarem em algum grupo ou conhecerem alguém que já pedalava e que nos grupos tinham medo de interagir pois normalmente as mulheres realizavam pedais maiores, decidi criar um evento: o Passeio Ciclístico Épika Girls Especial das mulheres , que teve como objetivo incentivar essa primeira pedalada com outras mulheres e integrar as mulheres de diversos grupos, através de um pedal leve, curtinho, onde todas conseguiam acompanhar. 

         Além disso o passeio foi criado para ter um cunho solidário à outras  mulheres, com parceria da Coordenadoria Municipal da Mulher arrecadamos mais de 120 kits de beleza e cuidados pessoais para serem destinados à mulheres em situação de vulnerabilidade.
Uma outra característica que quis colocar no passeio, foi uma pausa para um café colonial e sorteios de diversos itens de ciclismo ou femininos. 
Várias lojas e empresas de mais de 5 cidades foram apoiadoras.
A edição de 2018 foi um marco, já superando expectativas , participando mais de 120 mulheres de mais de 8 cidades. Assim a decisão de fazer mais passeios se estabeleceu.

  • Vice campeã da ultramaratona MTB Sul Bike Race em Harmonia RS 95 km com mais de 3000m de altimetria acumulada e uma sensação térmica de 48 graus;

  • Fratura do ombro em uma queda no reconhecimento de percurso de uma prova em maio, imobilização e sem pedal até agosto;

  • Organização e realização do Passeio Ciclístico Épika Girls edição Outubro Rosa;

  • Campeã geral Sport e Master no Giro da Champanha Garibaldi RS- última etapa da Copa Soul;

  • De forma pioneira em Caxias do Sul, Comecei a trabalhar com escola de bicicleta, ensinando pessoas a pedalar desde a iniciação;

    2017
    Fui voltando aos poucos aos pedais, após o diagnóstico recebido em 2016, me erguendo aos poucos do abalo físico e do abalo psicológico com ajuda das pessoas que conheci durante os pedais.

Comecei a melhorar, a voltar ter motivação para fazer as coisas, motivação essa que havia perdido... 
Vendo o quanto a bike me ajudou e ouvindo relatos de muitas pessoas que a pedalada auxiliou, decidi criar o blog e Instagram Épika, tendo como principal objetivo incentivar mulheres à prática do ciclismo e fazer com que elas sintam o poder transformador que a bicicleta tem.

Neste  ano comecei a trabalhar também com planilhas de ciclismo ( já trabalhava com as de corrida desde 2013) e também treinos em campo de MTB.

Decidi participar de uma prova de MTB depois de 1 ano e meio sem competir, para me testar, na elite, queria provar para mim mesma que eu tinha superado o que aconteceu. Montei minha própria planilha, treinei, competi e venci.

A prova me trouxe de vez de volta a motivação em competir, em me desafiar, em cruzar a linha de chegada. Uma sensação espetacular.

Decidi fazer outras provas no ano, para tentar o ranking , recebi propostas de equipes e de lojistas, mas não queria o compromisso, queria ir pelo simples prazer do Desafio, da superação.

Tive a ideia de aproveitar a minha participação nas provas para divulgação do blog, então rabisquei e desenhei 3 uniformes para usar nas provas, os quais foram confeccionados com a parceria da Furbo.
Na primeira prova que usei o uniforme varias mulheres se mostraram interessadas em ter um também, eu já tinha tido ideia no passado em desenvolver algumas peças de roupas fitness, de ciclismo não havia pensado ainda, mas com isso decidi criar mais uniformes e disponibilizar para a venda. 
Nascia assim a linha de roupas e acessórios de ciclismo feminino Épika Girls. 

Neste ano conquistei a vitória do ranking feminino ELITE da Copa Soul RS e Copa Mérida de Cross Country.

Além  disso participei da minha primeira ultramaratona em estágios- 3 dias de prova - na Three Race Ultramaraton em São Francisco de Paula RS, na qual foi minha dupla Lisiane Toneta, abaixo de chuva, frio, muito barro e muita superação, fomos campeãs femininas - todos os dias como melhores atletas femininas e ao término dos 3 dias de prova.

Que ano!
 

2016

Foi um ano difícil, um problema de saúde, diagnosticado como auto imune, acometeu minhas articulações, me levando a sentir muitas dores e sintomas diversos. Tive que abandonar a corrida de rua, devido ao impacto que ela gerava e deixar de lados os pedais .


2015
Fui convidada a ser a atleta feminina da Equipe Mountain Bike Caxias, que representou a prefeitura de Caxias do Sul no campeonato Gaúcho, mesmo sem equipamentos específicos para competição e sem muito preparo topei, encarei 10 etapas do campeonato no ano e auxiliei na estruturação e organização da Etapa Caxias do Sul/Galópolis. Ao final do ano, pela soma de pontuação das etapas, as quais todas havia pego o  pódio, conquistei a 3a colocação na Elite feminina no ranking estadual 2015. 
 

2013

  • Final do ano: adquiri minha primeira bike MTB com intuito de acompanhar o namorado, que havia comprado uma bicicleta que mais ficava encostada em uma parede do que girando...

  • Fui uma das primeiras pessoas na cidade a ter uma bicicleta aro 29.

Com aquisição da bicicleta, meus sábados passaram a ser destinado aos pedais quando não tinha prova de corrida de Rua;

  • Conclui as especializações em Fisiologia e prescrição do Exercício Físico e outra em Ginastica Laboral na Universidade Gama Filho;

  • Comecei atuar com corrida de rua; 

  • Criei a equipe de Corrida Kátia Weber Personal Trainer no qual participamos de mais de 50 corridas pelo RS;

  • Criei treinos da Equipe de Corrida de forma aberta e gratuita aos sábados no Parque dos Macaquinhos em Caxias do Sul;

  • Corri diversas provas de 5km e 10km, com alguns pódios, a maioria por categoria. 
     

2010

  • Abri uma empresa e passei a contar com equipe atendendo na ginástica laboral em diversas empresas de Caxias do Sul e região enquanto isso segui atendendo também como personal trainer em várias academias, condomínios e residências.
     

2009

  • Fui candidata à escolha da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva, uma das maiores festas comunitárias do Brasil. 

Um grande sonho realizado!
Representei às entidades do comércio CDL, Sindilojas e Sindigêneros.

  • Fui eleita princesa da Festa Nacional da Uva 2010;

  • Como princesa representei a festa e a cidade de Caxias do Sul em mais de 400 compromissos passando por muitas cidades do RS e em outros 6 estados do Brasil.

Passei a “coroa” em 2011. 

  • Paralelo à isso segui atendendo com ginástica laboral e como personal trainer,  mas devido agenda lotada no período de grande divulgação acabei tendo necessidade de chamar alguém para ajudar profissionalmente.
     

2008

  • Comecei atender a empresa Promob com ginástica laboral, de forma autônoma.

No mesmo ano atendi outras 2 empresas e segui atendendo com treinamento personalizado. 

  • Conclui minha graduação em Educação Física.


2007

  • Obtive  Certificação em treinamento Funcional - Guiselini
     

2006

  • Comecei a trabalhar com ginástica laboral no Sesi Caxias do Sul atendendo grande empresas da cidade.

Atuei na empresa até final de 2008. Paralelo à isso, trabalhei como personal trainer atendendo alunos em algumas academias. 

2005

  • Comecei atuar com treinamento personalizado, meu primeiro aluno foi um jogador de voleibol, paralelamente segui trabalhando na academia e fazendo outros trabalhos freelancers fora da área da educação física. 
     

2004

  • Ingressei na Graduação em licenciatura plena em Educação Física na Universidade de Caxias do Sul.

  • Comecei a trabalhar como estagiária na Corpo Meu academia na musculação, ginástica de academia e alongamentos 
     

2000

  • Aos 13 anos ingressei no meu primeiro emprego. Passei por diversas experiências profissionais como estagiária e empregos temporários por muitos anos depois. 
     

1986
Nasci em Caxias do Sul , morei no interior da cidade, em São José da 4a légua Galópolis até os meu 11 anos de idade. Tive oportunidade de passar minha infância na roça, o que desde cedo me possibilitou de explorar todo tipo de diversão que o contato com a natureza pode trazer. 
Com a família vivendo da agricultura, aprendi lá o valor do trabalho e o quanto é necessário plantar, se esforçar para cuidar, para depois poder colher bons frutos.

"Vendo o quanto a bike me ajudou decidi criar o blog e Instagram Épika, tendo como principal objetivo incentivar mulheres à prática do ciclismo e fazer com que elas sintam o poder transformador que a bicicleta tem."

55768_com_asas_brancas_transp15278774695
untitled_23 (1).png
WhatsApp%20Image%202020-09-18%20at%2014.